Início

seu time

brasileiro 2012

botafogo

atlético-MG

Santos

palmeiras

são Paulo

tv esporteaberto

cadastre


Total de visitas: 710
 
Santos

O Santos, enfim, triunfou no Campeonato Brasileiro. A equipe santista viveu uma semana conturbada, mas isso não atrapalhou o time de Muricy Ramalho dentro de campo. Neste domingo, pela oitava rodada da Série A, o Santos não tomou conhecimento do Grêmio e derrotou o adversário por 4 a 2, na Vila Belmiro.

 
Com o resultado, o Santos alcança o seu primeiro triunfo na competição e chega aos 8 pontos, fora da zona de rebaixamento. Já o Grêmio soma a sua segunda derrota consecutiva e permanece com 12 pontos, em posição intermediária. Na próxima rodada, no domingo, o Santos pega o Internacional, no Beira-Rio, enquanto o Grêmio visita a equipe do Cruzeiro.
 
O Santos passou por uma semana agitada. O centroavante Borges deixou a equipe e acertou com o Cruzeiro. Elano, por sua vez, deve se transferir para o próprio Grêmio, em uma troca envolvendo o argentino Miralles. Já neste domingo, surgiu a informação de que Paulo Henrique Ganso, insatisfeito no clube santista, não deve permanecer na Baixada. Assim, a vitória sobre os gremistas evita que o ambiente fique mais conturbado, pois o Santos, ao menos, deixa as últimas posições na tabela.
 
O Jogo
 
Os primeiros minutos de bola rolando na Vila Belmiro foram de absoluto equilíbrio, com o Santos trabalhando a bola na intermediária e o Grêmio buscando suas investidas pelo lado direito do ataque – com Léo Gago improvisado na lateral esquerda, a equipe apostava unicamente nas jogadas de Tony pelo outro setor. Já o Santos tinha Neymar como fonte de jogadas, mas o camisa 11 não teve uma grande atuação no primeiro tempo.

A primeira jogada ofensiva foi do Grêmio, com Zé Roberto acertando passe milimétrico para Tony, que fintou Juan com facilidade e cruzou dentro da área. Kléber tentou a batida, mas a defesa santista acabou fazendo o corte com Bruno Peres, o estreante da tarde. Na sequência, Felipe Anderson partiu em velocidade, mas Léo Gago desarmou no bico da área, para escanteio. Após a cobrança do camisa 10 e desvio da zaga gremista, Victor Andrade dominou e passou para Neymar, que cruzou na área e viu Marcelo Grohe espantar de soco.
brasileiro_santos_neymar_comemora_ae_08072012
O Santos não conseguia iniciar um contra-ataque, pois Vilson chegava com força na marcação de Neymar e cometeu falta mais de uma vez no camisa 11 – ao todo, foram nove faltas para o Grêmio contra duas do Santos na etapa inicial. Levantando do chão, Neymar roubou a bola de Werley na intermediária e trocou de lado, passando para Adriano na direita. O volante serviu Bruno Peres, que devolveu para Neymar, mas acabou desarmado.

Chamou a atenção no primeiro tempo o duelo entre camisas 10 na Vila Belmiro. De um lado, o ex-santista Zé Roberto se movimentava bem no meio-campo, mas os volantes do Grêmio tinham dificuldades para desarmar Neymar e Arouca, que dominavam a posse de bola no setor e costumavam Felipe Anderson, o atual 10 do Santos, que só teve inspiração em um lance.

Aos 19 minutos, Victor Andrade recebeu lançamento de Juan e observou a movimentação de Neymar no meio da área. Após o cruzamento, o camisa 11 dominou e estufou a rede de Marcelo Grohe. A posição de impedimento foi assinalada e o que seria o primeiro gol do Santos acabou anulado.

Demorou oito minutos para o time da casa acertar uma jogada e abrir o placar. Após a cobrança de escanteio de Felipe Anderson do lado direito do ataque, Neymar dividiu com dois zagueiros do Grêmio (lance que provocou a ira de Vanderlei Luxemburgo) e cabeceou para o meio da área, onde Edu Dracena apareceu para acertar de bico e abrir o placar na Vila Belmiro.

Na sequência do gol, o Santos armou contra-ataque rápido, com passe de Victor Andrade para Arouca e enfiada para Felipe Anderson, que abriu demais dentro da área e perdeu o lance. Do banco de reservas, Muricy Ramalho se irritou com o camisa 10, que, aos 39, aliviaria a pressão no momento em que Juan tentou cruzar na área mais de uma vez, mas Tony e Werley apertaram a marcação. Sem opções, o lateral do Santos tocou para o bico da área, onde Felipe Anderson dominou, girou e chutou ao gol caindo no chão. A bola foi lenta, mas forte, e tomou o ângulo de Marcelo Grohe.

No intervalo, o técnico Vanderlei Luxemburgo mudou a formação tática do Grêmio, colocando Marcelo Moreno ao lado de Kléber e adiantando Vilson como um primeiro volante. Na primeira jogada do segundo tempo, Zé Roberto cobrou escanteio na primeira trave, Adriano cabeceou para trás, e a bola foi entrando no gol no momento em que Felipe Anderson tirou de bicicleta e salvou o Santos.
 
Na sequência, Neymar dividiu uma bola com Fernando, mas perdeu a posse. O gremista despachou para frente, mas não viu Felipe Anderson, que devolveu para Neymar. O camisa 11 invadiu a área e tocou para Victor Andrade, que dividiu com um defensor e caiu no gramado. O árbitro não marcou pênalti, assim como faria no lance seguinte, quando Edu Dracena não impediu o levantamento de Vilson para o meio da área, onde Marcelo Moreno escorou e Zé Roberto cruzou para Kléber. O atacante do Grêmio trombou em Durval e caiu, sem nada a marcar.
 
Aos 14 minutos, Zé Roberto sofreu falta de Arouca, mas ficou em pé e acertou bom passe para a direita. Marcelo Moreno se posicionou e chutou forte para o gol, mas Henrique desviou e a bola acabou nas mãos de Rafael. Em contra-ataque rápido após a queda de Kléber dentro da área, Felipe Anderson avançou, cortou dois marcadores e bateu na saída de Marcelo Grohe. O goleiro do Grêmio se recuperou e fez grande defesa, mas Neymar reclamou por não ter recebido o passe.

Cinco minutos depois, em um lance por puro acaso, Felipe Anderson cobrou escanteio na esquerda do ataque, a bola foi rebatida dentro da área e sobrou para Neymar, que cabeceou sem força, para o fundo da rede de Marcelo Grohe, aumentando a vantagem para 3 a 0. Demorou pouco para o camisa 10 do Santos brilhar mais uma vez, em cobrança fechada de escanteio. Marcelo Moreno desviou de cabeça e enganou Marcelo Grohe debaixo da trave. O Santos marcava o quarto gol naquele momento, todos com participação de Felipe Anderson.

Aos 31 minutos do segundo tempo, o Grêmio diminuiu a vantagem do Santos na Vila Belmiro e iniciou a reação que perduraria até o apito final. Após a cobrança falta na intermediária, a bola invadiu a grande área e nenhum defensor do Santos conseguiu o corte. A bola foi lenta e acabou chegando aos pés de Vilson, que bateu na saída de Rafael para marcar. Aos 47, houve tempo para Kléber construir boa jogada pelo lado direito de ataque e cruzar para o meio da área, onde Marquinhos acertou um tiro forte, de primeira, para o fundo da rede de Rafael.
 
FICHA TÉCNICA:
SANTOS 4 X 2 GRÊMIO

Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP) 
Data: 8 de julho de 2012, domingo 
Horário: 16 horas (horário de Brasília) 
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE) 
Assistentes: José Wanderlei da Silva e Clóvis Amaral da Silva (ambos de PE) 
Cartões amarelos: Tony, Souza, Kléber (Grêmio)
GOLS: Santos - Edu Dracena, aos 26, e Felipe Anderson, aos 38 do primeiro tempo. Neymar, aos 17 e Felipe Anderson, aos 24 do segundo tempo ; Grêmio - Vilson, aos 32, e Marquinhos, aos 47 do segundo tempo.

SANTOS: Rafael, Bruno Peres, Edu Dracena (Bruno Rodrigo), Durval e Juan; Adriano, Arouca, Henrique e Felipe Anderson (Éwerthon Páscoa); Victor Andrade (Geuvânio) e Neymar 
Técnico: Muricy Ramalho

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Vilson, Werley e Gilberto Silva; Tony (Gabriel), Fernando, Souza (Marquinhos), Marco Antônio (Marcelo Moreno) e Zé Roberto; Kleber 
Técnico: Vanderlei Luxemburgo